Devido aos questionamentos a respeito da necessidade de utilização do carro fumacê em alguns bairros, a Prefeitura de Saquarema, por meio da Secretaria Municipal de Saúde esclarece sobre a importância de combater os criadouros do mosquito Aedes aegypti e a utilização do carro UBV-fumacê.

De acordo com normas do Ministério da Saúde, a utilização do equipamento só é indicada em localidades onde existem altos índices de infestação do Aedes aegypti e transmissão da dengue com casos notificados. Segundo o Departamento de Vigilância em Saúde do município, existem critérios técnicos para a solicitação e aplicação do fumacê.

É importante salientar que o inseticida é pulverizado com óleo vegetal para possibilitar fumaça e fixação. Atualmente, a eficácia deste procedimento é contestada, uma vez que só atinge o mosquito alado (adulto), sem combater os ovos e larvas do mosquito.

A aplicação do inseticida de maneira espacial é feita de forma emergencial e complementar às demais técnicas de enfrentamento. Por isso, é preciso que a população colabore com as ações de prevenção e bloqueio de transmissão, além da eliminação de focos do mosquito e os mutirões de limpeza.

Outros dados que merecem destaque quanto ao uso do fumacê são relacionados ao clima. Se o vento estiver forte, leva o inseticida embora. Não pode estar chovendo e há horários específicos em que a nuvem do produto percorre o espaço necessário para atingir o mosquito. Quando o carro fumacê passa na frente de uma casa com muro alto, por exemplo, o veneno não chega até o fundo dos terrenos.

A Secretaria Municipal de Saúde continua desenvolvendo um intenso trabalho no combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, com ações norteadas pelo Plano Municipal de Controle das Arboviroses. Além disso, a Secretaria tem utilizado todos os mecanismos possíveis no combate à proliferação do mosquito, bem como no atendimento adequado para os casos de suspeita da doença.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support