Devido aos questionamentos a respeito da necessidade de utilização do carro fumacê em alguns bairros, a Prefeitura de Saquarema, por meio da Secretaria Municipal de Saúde esclarece sobre a importância de combater os criadouros do mosquito Aedes aegypti e a utilização do carro UBV-fumacê.

De acordo com normas do Ministério da Saúde, a utilização do equipamento só é indicada em localidades onde existem altos índices de infestação do Aedes aegypti e transmissão da dengue com casos notificados. Segundo o Departamento de Vigilância em Saúde do município, existem critérios técnicos para a solicitação e aplicação do fumacê.

É importante salientar que o inseticida é pulverizado com óleo vegetal para possibilitar fumaça e fixação. Atualmente, a eficácia deste procedimento é contestada, uma vez que só atinge o mosquito alado (adulto), sem combater os ovos e larvas do mosquito.

A aplicação do inseticida de maneira espacial é feita de forma emergencial e complementar às demais técnicas de enfrentamento. Por isso, é preciso que a população colabore com as ações de prevenção e bloqueio de transmissão, além da eliminação de focos do mosquito e os mutirões de limpeza.

Outros dados que merecem destaque quanto ao uso do fumacê são relacionados ao clima. Se o vento estiver forte, leva o inseticida embora. Não pode estar chovendo e há horários específicos em que a nuvem do produto percorre o espaço necessário para atingir o mosquito. Quando o carro fumacê passa na frente de uma casa com muro alto, por exemplo, o veneno não chega até o fundo dos terrenos.

A Secretaria Municipal de Saúde continua desenvolvendo um intenso trabalho no combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, com ações norteadas pelo Plano Municipal de Controle das Arboviroses. Além disso, a Secretaria tem utilizado todos os mecanismos possíveis no combate à proliferação do mosquito, bem como no atendimento adequado para os casos de suspeita da doença.