A Prefeitura de Saquarema deu início à implantação do programa Compra Mais 2, desenvolvido em parceria com o SEBRAE-RJ. A primeira reunião foi nesta quinta-feira, 16/11, na sede da Prefeitura e envolveu todas as secretarias do Governo Municipal.

Durante o encontro, foram apresentados os objetivos e as vantagens do programa Compra Mais, que beneficia principalmente os agricultores familiares, micro e pequenos empresários da cidade. Com implantação do programa, pequenos produtores e MEIs poderão tornar-se fornecedores da Prefeitura de Saquarema e terão preferência no fornecimento de produtos e serviços, fomentando a economia do município.

A meta do SEBRAE é auxiliar a Prefeitura de Saquarema na implementação do tratamento diferenciado dispensado aos Pequenos Negócios e Agricultores Familiares nos processos licitatórios, através de uma metodologia objetiva que contemple a formação do gestor público, a capacitação dos fornecedores e construção de conteúdo adequado à Lei 123/06 (Estatuto Nacional da Microempresa e Empresa de Pequeno Porte).

Com o programa, as microempresas e empresas de pequeno porte de Saquarema terão maior igualdade com as demais no mercado comercial, acarretando com isso, uma concorrência legal entre as empresas em geral.

O Programa Compra Mais engloba: capacitação de gestores públicos; disseminação do sistema de compras; capacitação de fornecedores locais no tema licitações; realização de rodadas de negócios entre governo e empresários; mobilização e palestras. Trata-se de um amplo programa de aproveitamento do poder de compra do Município para a promoção do desenvolvimento local.

Durante os próximos dias, técnicos da Prefeitura de Saquarema e fornecedores locais passarão por capacitação e adequação ao Programa Compra Mais. A ideia é que, em breve, os pequenos produtores e microempreendedores da cidade possam fornecer seus produtos e serviços para a Prefeitura de Saquarema de uma forma mais rápida e competitiva.