A Prefeitura de Saquarema, através da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Turismo abriu novas inscrições para as escolinhas do Centro de Treinamento de Surf Léo Neves!

Os interessados em aprender a surfar já podem se inscrever gratuitamente, de forma virtual, no site da prefeitura. Foram disponibilizadas 17 vagas para o turno da manhã e 50 vagas para cadastro de reserva. Destinadas para ambos os sexos, podem se inscrever crianças, jovens e adultos com idade entre 10 e 20 anos. Além disso, é necessário que o candidato seja morador do município e estude ou tenha concluído os estudos em escola pública. Não há um período pré-definido de duração para a aprendizagem, pois isso dependerá da evolução individual nas atividades do CTS.

Para se inscrever, os candidatos deverão acessar o site do Centro (CLIQUE AQUI). A equipe técnica avaliará os candidatos e chamará aqueles que forem considerados aptos para a matrícula. No momento da matrícula definitiva, para os menores de idade a presença do responsável, devidamente identificado, é indispensável.

O Centro

O Centro de Treinamento Léo Neves nasce com o objetivo de democratizar o acesso à prática do surf e aos seus fundamentos e valores, além de descobrir, desenvolver e aprimorar talentos esportivos através de treinamento, vivências e atividades que estimulem o desenvolvimento integral do praticante, para que este atinja potencial esportivo competitivo. A capacidade de atendimento total do Centro é de 120 alunos mas, a princípio, 100 vagas serão preenchidas.

O espaço conta com academia, salas de juízes, reunião, vídeo, informática, multiuso, além de recepção, área de alimentação, vestiários, consultório para avaliação médica e administração. Posteriormente, o imóvel também abrigará o Museu do Surf, dedicado ao resgate e à preservação da memória de Saquarema relacionada a esta atividade esportiva.

Através do Centro, a Prefeitura de Saquarema pretende não só incentivar o surgimento de novos talentos e proporcionar ao jovem em formação todo o suporte para seu desenvolvimento pleno como cidadão e atleta profissional. Mais do que isso, a ideia é investir na inclusão, estimulando não somente a atividade esportiva, como também a cadeia produtiva de economia criativa, uma vez que o surfe é capaz de estimular a moda, o design, a gastronomia e o turismo.

Considerada o “Maracanã do Surfe” em função da reconhecida qualidade de suas ondas, principal “insumo” para a prática do esporte, Saquarema, apesar dos inúmeros profissionais surgidos de suas águas, não tinha, até então, uma política pública destinada a fomentar os talentos locais, num projeto que unisse a formação de base pedagógica à perspectiva de desenvolvimento profissional.

Além das atividades sistemáticas constantes da grade regular, o Centro de Treinamento oferecerá workshops e oficinas, além de atividades de caráter cultural, abertas ao público em geral, para enriquecer o universo do surfe em Saquarema.

Cumprindo também relevante função social, o Centro de Treinamento de Surf Leo Neves ofertará vagas para alunos em vulnerabilidade que receberão, além dos treinamentos específicos, alimentação, aulas de inglês, acompanhamento clínico, fisioterápico, psicológico, nutricional e assistência social.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support