A Prefeita de Saquarema, Manoela Peres, recebeu na manhã desta terça-feira, 16/10, representantes da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) para apresentação de um projeto de pesquisa que será implantado no município. A reunião contou com a participação do secretário de Planejamento, Gustavo Camacho, e do Procurador-Geral do Município, Chico Peres.

A Drª Ana Maria Cheble Braga, do Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca, e a Drª Juliana Wotzasek Rulli Villardi, assessora técnica da Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde, vieram à cidade para apresentar o projeto de pesquisa sobre a Avaliação de Impacto à Saúde na Baixada Litorânea Fluminense.

Colaborando com o alcance dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) – Agenda 2030 – que tem em seu plano de ação erradicar a pobreza, proteger o planeta e garantir que as pessoas alcancem a paz e a prosperidade – o projeto desenvolvido pela Drª Ana Maria Cheble busca trazer benefícios diretos para a população: “A reunião serviu para iniciar parceria entre a Prefeitura de Saquarema e a Fundação Oswaldo Cruz para a implantação do projeto de pesquisa na cidade, beneficiando a população do município. Estamos trabalhando no tripé SAÚDE – AMBIENTE – SUSTENTABILIDADE, que faz parte dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), buscando entender a situação de saúde das pessoas”, afirmou a pesquisadora.

De acordo com a Prefeita Manoela Peres, o estudo é promissor para o município de Saquarema: “Nossa população tem muito a ganhar. Os pesquisadores da FIOCRUZ estão tratando a questão socioambiental da saúde, área tão importante para os moradores de Saquarema”.

Além dos estudos científicos, a Fundação Oswaldo Cruz se prontificou a oferecer capacitação aos servidores e técnicos da Prefeitura de Saquarema e outros interessados que vierem a participar do processo de pesquisa no município.