A Prefeitura de Saquarema, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está desenvolvendo no posto de Estratégia de Saúde da Família de Sampaio Corrêa, o projeto Hiperdia Saudável. Voltado para os pacientes hipertensos e diabéticos, o trabalho consiste em encontros quinzenais na unidade para verificação de pressão arterial e o hemoglicoteste (HGT), além da verificação de peso, altura e cálculo do índice de massa corpórea (IMC).

Os dados colhidos serão utilizados como base para orientação terapêutica durante as consultas multidisciplinares. A unidade de saúde também oferece o apoio da equipe do Núcleo de Atenção à Saúde da Família (NASF-AB) e da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Pesca, que atua com a doação de alimentos produzidos no Centro Demonstrativo da Produção Agrícola Municipal, também no distrito de Sampaio Corrêa.

O projeto piloto, criado e coordenado pela enfermeira Mariana Oliveira e realizado dentro da Estratégia de Saúde da Família de Sampaio Corrêa, conta com a atuação dos agentes comunitários de saúde, médico, dentista e técnico de enfermagem, além do apoio da nutricionista e do educador físico do NASF-AB, atuando com a prática de atividades físicas guiadas e orientação nutricional. O projeto está chegando até os usuários através de ações de promoção e prevenção da saúde, que potencializam a importância do SUS.

“O projeto tem várias finalidades. Além de sanar as dúvidas dos usuários e expor experiências de cada um, promove um grande enriquecimento entre a equipe de saúde e os pacientes durante os encontros, buscando melhorar a qualidade de vida dos usuários”, informou o Secretário Municipal de Saúde, dr. João Alberto Oliveira.

“Temos visto bons resultados com o projeto Hiperdia Saudável na ESF de Sampaio Corrêa. Por ser um projeto piloto, passará por melhorias para que possa ser implantado nas demais ESFs da cidade, sempre se adequando às características da população local”, complementou a Prefeita Manoela Peres.

Atualmente, a Prefeitura de Saquarema mantém 17 unidades de atenção básica de saúde no município, com uma cobertura de mais de 90% dos pacientes cadastrados, sendo uma das maiores de todo o Estado do Rio. As ESFs e UBSs funcionam como porta de entrada do Sistema Único de Saúde e atuam com foco na prevenção de doenças e no atendimento mais humanizado e domiciliar, como por exemplo, o que é feito pelas equipes de Médicos de Família. A lista completa com os endereços de cada unidade de saúde pode ser consultada no Portal da Transparência. Para conferir, clique aqui.