Tomaram posse, no fim da manhã desta sexta-feira (10), os novos conselheiros tutelares de Saquarema, que atuarão na gestão de 2020 a 2023. A cerimônia foi realizada na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, no bairro Porto da Roça. Cinco candidatos foram eleitos na eleição realizada no mês de outubro de 2019.

A eleição foi coordenada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, com apoio da Prefeitura de Saquarema, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e fiscalização do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, bem como participação do Tribunal Regional Eleitoral.

“Tenho certeza de que estes novos conselheiros tutelares continuarão o excelente trabalho que esta instituição vem fazendo em Saquarema, garantindo direitos e buscando o bem estar de nossas crianças e adolescentes”, afirmou a Prefeita Manoela Peres, que esteve presente à cerimônia.

Para que estivessem aptos a assumir suas responsabilidades, os novos conselheiros participaram de capacitações ao longo dos meses de novembro e dezembro. Os cursos trabalharam questões como: plano municipal de acolhimento, direito e convivência familiar e comunitária; proteção básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS); acesso a programas sociais e Centro de Referência em Assistência Social (CRAS); princípios e práticas para consolidação da proteção integral no dia a dia; relação conselheira com outras agências protetivas; fatores de risco e proteção relacionados às drogas; mediação de conflitos; relação do Conselho Tutelar com o Judiciário, Ministério Público e Defensoria Pública.

A função de conselheiro tutelar é garantir os direitos de crianças e adolescentes, em situações de negligência dos responsáveis, violência física, emocional e sexual.

Confira, abaixo, a lista dos conselheiros eleitos e suplentes para a gestão 2020-2023:

Luis Cláudio Azevedo da Silva
Marcelo dos Santos
Eduardo Almeida Lopes
Angélica dos Santos Cristóvão
Ailton Gonçalves da Silva
Vanderlei da Silva Santos (1° suplente)
Joana D’ Arc de Freitas Almeida (2° suplente)
Marcelo Gomes Bravo Monteiro (3° suplente)
Raissa Aguiar Bello (4° suplente)
Érica de Almeida Souza Pereira (5° suplente)