A Prefeitura de Saquarema, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou um evento voltado aos profissionais de saúde do município para enfatizar o Dia Mundial de Combate à AIDS. O encontro ocorreu no Teatro Mário Lago, no Centro.

Outro objetivo do evento foi apresentar a PrEP, tratamento que será oferecido pela Secretaria de Saúde no município. A Profilaxia Pré-Exposição ao HIV consiste em uso de medicamento Tenofovir/Emtricitabina, diário, para evitar uma infecção pelo HIV caso ocorra uma exposição. É um novo método de prevenção ao HIV que está sendo disponibilizado no Sistema Único de Saúde (SUS). Caso haja uma exposição, o medicamento não permite que o HIV se instale no organismo.

Em Saquarema, todos os postos de Estratégia de Saúde da Família realizam a testagem para o HIV. Além dos ESFs, a Casa Amarela também oferece assistência em caso de testagem positiva. Atualmente, 491 pacientes são atendidos pela Secretaria de Saúde por meio da Casa Amarela.

“A PrEP é oferecida para alguns grupos prioritários, tais como: homens que fazem sexo com homens, profissionais do sexo, população trans e parceria soro-diferentes (quando um dos parceiros possui HIV e o outro não). Ainda assim, é necessária algumas situações de exposição para ser contemplado pelo SUS para a PrEP”, informou o dr Rodrigo Neves, médico infectologista do município.

A Casa Amarela funciona na Rua Waldir Macedo da Silva, 180, Casa 2, Verde Vale (próximo à Cidade da Saúde). O local oferece tratamentos e exames para Tuberculose, Hanseníase, Hepatites e IST’s/AIDS.