Grandioso, contagiante e espetacular. Estes e tantos outros adjetivos serviriam para descrever perfeitamente a etapa brasileira do Mundial de Surf, realizada pela World Surf League – WSL – em Saquarema. Os principais nomes da modalidade marcaram presença nesta edição, com direito à praia lotada de torcedores, grandes manobras nas ondas e incremento financeiro, já que a movimentação injetou cerca de R$ 15 milhões na economia do município, irrigando principalmente os segmentos ligados à atividade turística.

Durante os quatro dias de disputa, milhares de moradores e turistas lotaram as praias de Itaúna e Barrinha. Com médias de 30 mil torcedores por dia nas areias (e pico de 40 mil no sábado), o apoio dos brasileiros foi importantíssimo para que o Brasil conquistasse o tricampeonato com Filipe Toledo.

“A torcida de Saquarema é mágica. Competir aqui é algo intenso e emocionante. O povo vive e respira o surf, como vimos nestes dias de competição. Estou muito feliz e agradecido por todos os que torceram por mim e pela minha vitória”, afirmou o tricampeão Filipe Toledo.

“Batemos o recorde de torcedores nas praias facilmente. O brasileiro ama o surf e aqui em Saquarema esta paixão é muito maior, mais aflorada. Com certeza, este foi um dos maiores públicos de toda a história mundial das etapas da WSL”, afirmou Xandi Fontes, Diretor Geral da WSL South America.

“Saquarema é encantadora. Esta é a segunda vez que eu e minha família visitamos a cidade. Vim no primeiro dia de competições e voltei neste domingo. A cidade está organizada, limpa e muito tranquila. A praia está maravilhosa. Iremos voltar aqui, com certeza”, contou a turista Flávia Lanes, moradora de Itaperuna, no Noroeste Fluminense.

Além das vitórias nas ondas, a cidade deu um show em organização, limpeza e receptividade. A atuação conjunta e eficiente dos órgãos municipais contribuiu para a aprovação dos responsáveis pela organização do Mundial. Durante o evento, 125 agentes de segurança (Guardas Civis, Policiais Militares, Agentes de Trânsito e Defesa Civil, Fiscais de Posturas, Meio Ambientes, etc.) atuaram na região do evento, garantindo a segurança de moradores e turistas que transitavam pelo local. Já na limpeza, 40 toneladas de resíduos foram recolhidas das ruas e praias. Uma equipe de 32 funcionários ligados à Secretaria de Transportes e Serviços Públicos ficou responsável pela limpeza em todos os dias do evento.

Grandes números também foram alcançados no ramo de Turismo e Hotelaria da cidade. Segundo dados da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Turismo, com o Convention Visitors & Bureau, 100% das vagas na rede hoteleira foram preenchidas. O setor de comércio e serviços também sentiu o incremento nas vendas, chegando a registrar o dobro de vendas em relação à etapa do ano passado.

“Enquanto o mundo estava com os olhos voltados para nossas praias, estávamos trabalhando para trazer o maior número de benefícios a moradores e turistas. Setores como a Gastronomia, Hotelaria, Comércio e Serviços foram diretamente impactados com o aumento de turistas em nossa cidade. Tudo isso gera emprego e renda para nossa população”, concluiu a Prefeita Manoela Peres.

Com o término do Campeonato, Saquarema ganhou, pelo terceiro ano seguido, uma vitrine que muitas cidades gostariam de receber! Ter suas belezas naturais, sua gente, cultura e gastronomia compartilhados para todo o planeta (e por diversas mídias e formatos) é uma excelente chance de potencializar seu desenvolvimento social e econômico. A intensa cobertura da imprensa rendeu milhões de dólares para Saquarema, em mídia espontânea totalmente positiva, dados que merecem destaque como um ativo importante para cidades que tem no turismo uma de suas principais fontes de renda.

A Prefeitura de Saquarema seguirá trabalhando para trazer mais eventos, torneios, feiras, campeonatos, encontros e demais ações que promovam a cidade no país e no mundo, promovendo o desenvolvimento do município e qualidade de vida para a população

Fotos: Secom e WSL