A Prefeitura de Saquarema, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo, realizou nesta terça-feira, 26, audiência pública no plenário da Câmara de Vereadores para apreciação da minuta do Plano Diretor Sustentável. O documento, agora, segue para análise da Procuradoria Geral do Município, para criação do Projeto de Lei, que posteriormente será enviado para aprovação da Câmara de Vereadores.

A revisão do Plano Diretor iniciou-se no ano de 2020, quando foram realizadas oficinas de diagnóstico em diversos bairros do município. Após esse período foram elaborados mapas temáticos e um vasto levantamento para fins de diagnóstico da situação atual de Saquarema. Este material possibilitou que a equipe técnica da Secretaria Municipal de Urbanismo desenvolvesse a minuta do Plano Diretor de Desenvolvimento Sustentável, que foi amplamente debatida junto ao Comitê Gestor. Importantes contribuições foram feitas nesta etapa, através dos representantes da sociedade civil organizada e do poder público.

“As contribuições populares foram importantíssimas para a confecção do texto final, aprovado nesta terça. Após os trâmites legais, o texto do Plano Diretor irá para a Câmara de Vereadores, onde a população terá nova oportunidade de contribuir com o documento e com o crescimento sustentável da nossa cidade”, afirmou o secretário municipal de Urbanismo, Felipe Araújo.

“Quero agradecer a cada técnico da Prefeitura e a cada cidadão que contribuiu para a realização desse processo de revisão do Plano Diretor. Com a aprovação deste plano, estamos dando um importante passo para o crescimento econômico e o desenvolvimento sustentável de Saquarema”, completou o vice prefeito, Rômulo Gomes.

A revisão do Plano Diretor Municipal é obrigatória e deve ser feita a cada período de 10 anos. O documento é o mecanismo legal que visa promover o pleno desenvolvimento das funções sociais da cidade, entendidas como o direito de todo cidadão de acesso à moradia, ao transporte público, à saúde, educação, saneamento, infraestrutura urbana, cultura e lazer, para garantia e melhoria da qualidade de vida de seus habitantes.

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support