No último domingo, 02 de abril, a Guarda Ambiental de Saquarema foi acionada pelos prestadores de serviço da Prefeitura para o resgate de uma serpente. O local escolhido para abrigo pelo animal era no alto de uma árvore e, ao chegarem, os agentes avaliaram que a intervenção seria necessária, pois a árvore fica ao lado do muro de uma escola e para que não houvesse futuros transtornos para os alunos, a serpente, uma linda jiboia (Boidae), com 2,40m e 13kg, foi recolhida e levada para local seguro dentro de uma reserva ambiental.

Ainda no domingo, os agentes foram acionados por um munícipe do bairro de Jaconé, para fazer o resgate de um filhote de jacaré que foi identificado como sendo da espécie jacaré-de-papo-amarelo (Caiman latirostris) que havia entrado no quintal de sua residência. Mais uma vez, o resgate foi feito considerando as normas de manejo para esse tipo animal que foi recolhido com cuidado e segurança e, posteriormente, reinserido na natureza, num local isolado e dentro do seu nicho ecológico para que se desenvolva com segurança.

A Secretaria Municipal de Segurança, através da Guarda Ambiental de Saquarema, destaca a importância que a nossa fauna silvestre tem no controle de pragas e equilíbrio ecológico e alerta à população sobre a importância de não manipular animais silvestres, pois o contato sem a constatação do seu estado sanitário pode ser prejudicial à saúde. Ao avistar espécimes em situação de risco, a orientação é entrar em contato através do telefone 22-99279-0540 e do e-mail guardaambiental@saquarema.rj.gov.br e solicitar o resgate. No caso de cobras, as instruções são manter o afastamento, isolar a área e acionar a Guarda.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support