A Prefeitura de Saquarema, através da Secretaria Municipal de Saúde informa que o Hospital Municipal Nossa Senhora de Nazareth, em Bacaxá, conta agora com aparelhagem de  Radiografia Digital. Com o antigo aparelho, eram realizados 80 exames. Com a Radiografia Digital, são feitos cerca de 150 exames por dia. O equipamento de última geração, proporciona um diagnóstico mais preciso, menos radiação, além de ser ecologicamente correto e mais rápido. A Clínica da Mulher  também possui o mesmo equipamento para os exames de Mamografia.

Confira as principais vantagens:

Foto: Flávio Delazari

A diferença está apenas em como os raios que atravessam a matéria serão capturados e processados para gerar a imagem. Nesse caso, não há a necessidade do uso de placas de filme ou do processo de revelação.

O equipamento é superior em relação à nitidez, ao contraste, aos detalhes e à diferenciação de densidades, a imagem gerada pelo sistema digital exige uma exposição menos rigorosa à radiação do que a radiografia convencional. E só isso já reduz os riscos do exame para o paciente, além de tornar o ambiente de trabalho mais seguro para o técnico. Como a imagem é imediatamente gerada no computador, pode ser rapidamente encaminhada para o médico radiologista.

Outra grande vantagem da radiografia digital é a possibilidade da imagem ser processada no computador, o que permite o ajuste do contraste, ampliação, equalização por histograma e até mesmo a subtração de imagens, o que favorece ainda mais a identificação de lesões. Tudo isso sem o uso de filmes e substâncias poluentes, o que torna a radiologia digital bem mais sustentável.