A Prefeitura de Saquarema, por meio da Guarda Civil municipal, está realizando palestras nas escolas da rede municipal de educação com foco na prevenção ao uso de drogas e segurança no trânsito.

Durante as visitas dos agentes às turmas de séries mais avançadas, os guardas civis levam informações sobre os malefícios das drogas lícitas e ilícitas, legislação de combate às drogas, saúde e segurança. Para as turmas de alunos mais novos, as palestras são direcionadas à prevenção de acidentes de trânsito. Todo o conteúdo é enriquecido com vídeos educativos, fotos e depoimentos.

Criada pela Guarda Civil Municipal com a missão de realizar palestras preventivas sobre drogas, segurança no trânsito e importância da família, o Grupamento Especializado em Ronda Escolar (GERE) possui 3 equipes para atendimento na cidade. Ele é responsável pelo patrulhamento e ronda nas unidades escolares do município, além da realização de palestras e demais ações de cunho socioeducativo. As palestras já ocorrem há um ano e atenderam centenas de alunos.

O grupamento atua em parceria com o Conselho Tutelar de Saquarema e com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura. A Ronda Escolar é importante pois ajuda a reduzir os índices de violência e a manter os jovens distantes de pessoas que praticam atos ilícitos. É, também, uma forma fazer com que os agentes de segurança pública estejam mais próximos da comunidade.