A semana que passou foi de muito trabalho para a Guarda Ambiental de Saquarema. No período, os agentes realizaram o resgate de um falcão peregrino, em Itaúna, e de uma jiboia, no bairro Retiro.

O falcão foi encontrado ferido na quarta-feira, 30, após bater em uma vidraça e, após resgatado, foi encaminhado para o instituto BW, ONG parceira voltada para a preservação e reabilitação de animais selvagens na Região dos Lagos. O animal ficará em tratamento até que possa ser introduzido em seu habitat. Um falcão peregrino adulto pode chegar a ter 1,20m de envergadura de asas e sua velocidade de mergulho alcança 390km/h.

Já na sexta, 02, os agentes receberam um chamado para resgate de jiboia que se encontrava sobre uma árvore numa propriedade privada. Medindo cerca de 3,20m e pesando 13kg, o animal estava em boas condições de saúde e foi solto em área de preservação ambiental do município. A jiboia não possui presas inoculadoras de veneno e mata por compressão. Pode chegar a 4 metros de comprimento e as fêmeas distinguem-se dos machos por serem maiores.

A Guarda Ambiental de Saquarema alerta à população sobre a importância de não manipular animais silvestres, pois o contato sem a constatação do seu estado sanitário pode ser prejudicial à saúde. Em caso de avistar espécimes em situação de risco, a orientação é entrar em contato através do telefone 22-99279-0540 e do e-mail guardaambiental@saquarema.rj.gov.br e solicitar o resgate. No caso de cobras, as instruções são manter o afastamento, isolar a área e acionar a Guarda.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support