Começa na próxima terça-feira, dia 1º, e segue até o dia 08 de novembro, na praia de Itaúna, o “Corona Saquarema Pro apresentado pelo Banco do Brasil”, 7ª etapa do Challenger Series – CS 2022, competição na qual é disputada a classificação para a elite do Championship Tour de 2023. O primeiro evento do Challenger Series na América Latina, contará com a participação de 96 surfistas na categoria masculina e 64 na feminina, disputando importantes pontos nos rankings de acesso para o CT.

Única no mundo a sediar as três principais competições da World Surf League, Saquarema recebeu este ano a etapa brasileira do World Surf League Championship Tour, vencida pelo novo campeão mundial, Filipe Toledo, e, na semana passada, recebeu o único evento do Qualifying Series com status máximo QS 5000 nas categorias masculina e feminina na América do Sul, tendo os peruanos Miguel Tudela e Daniella Rosas os campeões do Saquarema Surf Festival em memória a Leo Neves.

O evento também irá marcar a volta do surfista Gabriel Medina às competições, desde que contundiu o joelho durante etapa do Oi Rio Pro, também na Praia de Itaúna. Além do tricampeão mundial, outros seis atletas tops já garantidos no CT em 2023 também estarão na estreia do Challenger Series no Brasil, como o número 6 do mundo, o atleta Miguel Pupo, Deivid Silva, que está buscando se requalificar pelo ranking da nova divisão de acesso para o WSL Championship Tour, além de Caio Ibelli, Jadson André, o italiano Leonardo Fioravanti e o indonésio Rio Waida, que já garantiram suas vagas entre os 10 indicados pelo Challenger Series. Na etapa da Saquarema, os dez primeiros colocados se classificam para o CT 2023.

“Eu estou muito feliz e orgulhosa por ser Saquarema a única cidade, no mundo, a sediar os dois maiores eventos de surfe realizados pela WSL e por recebermos, mais uma vez, grandes competições de surfe em nossas praias. Esses eventos são muito importantes para movimentar o turismo, a economia do nosso município e de toda a Região dos Lagos. Este ano foi a quarta vez que nossa cidade sediou o Oi Rio Pro e agora teremos o Corona Saquarema Pro pelo Challenger Series, consolidando ainda mais o nosso município como a Capital Nacional do Surf”, ressaltou a Prefeita de Saquarema, Manoela Peres.

Produzido pela WSL Latin America, o “Corona Saquarema Pro apresentado pelo Banco do Brasil” conta com o patrocínio da Corona, Banco do Brasil, BB Asset, Prefeitura Municipal de Saquarema, Secretaria de Esporte e Lazer do Governo do Estado do Rio de Janeiro, TikTok, 51 Ice e NewON. O evento será transmitido ao vivo pelo WorldSurfLeague.com e pelo Aplicativo e Canal da WSL no YouTube e, no Brasil, também pelos canais SporTV.