A Prefeitura de Saquarema, por meio das secretarias municipais de Meio Ambiente, Transporte e Serviços Públicos e Desenvolvimento Social, informa que a retirada dos catadores de lixo do Aterro Controlado de Rio d’Areia foi feita por ordem do INEA (Instituto Estadual do Ambiente), durante vistoria do órgão ao local. O órgão estadual solicitou à Prefeitura de Saquarema a retirada imediata de todos os catadores sob pena de multa e interdição do Aterro Controlado.

Desde o ano de 2017, equipes do CRAS de Rio d’Areia, CREAS, Proteção Social Básica, Programa Bolsa Família e a Secretaria de Meio Ambiente fizeram mutirões para credenciamento e levantamento das famílias que atuavam no Aterro. Foram feitos inicialmente cadastros no local e foi solicitado às pessoas que comparecessem ao CRAS de Rio d’Areia (referência daquela área de abrangência), com todos os documentos para levantamentos apurados de questões como;

  • Inscrição de CadÚnico, Inscrição de Benefício de prestação Continuada (LOAS);
  • Inclusão da família no acompanhamento sistemático do Equipamento;
  • Solicitação de Cartão da Cidadania.
  • Documentos, pois havia pessoas sem documentos no local;
  • Questões médicas (Pessoas doentes sem conseguir marcação de médicos).

De janeiro de 2017 a junho de 2017, as equipe do CRAS estiveram acompanhando e visitando algumas famílias que procuraram os serviços da Prefeitura como foi acordado naquele dia. Algumas delas foram incluídas no Benefício de Transferência de Renda o (Cartão da Cidadania) e outras foram incluídas no Benefício BPC (Benefício de Prestação Continuada) além dos outros serviços oferecidos pela Secretaria de Desenvolvimento Social. O Posto de Saúde de Rio d’Areia também atuou nas questões médicas de cada catador.

Vale ressaltar que algumas famílias não procuraram e não quiseram a atuação da Prefeitura de Saquarema por meio das secretarias acima citadas.

Todas as 15 famílias que foram incluídas no Cartão da Cidadania receberam benefícios de R$ 200,00 a R$ 400,00. Algumas já saíram do programa por estarem recebendo outro benefício, ou mudaram do município e outras não aderiram ao acompanhamento do CRAS.

A Prefeitura de Saquarema segue atuando no local, fazendo o controle estipulado em contrato com a empresa que realiza a operação do Aterro, e seguindo o que determina as Leis ambientais vigentes. A Prefeitura informa, também, que segue em conformidade com o determinado pelo INEA, órgão fiscalizador de políticas ambientais no Estado do Rio de Janeiro.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support