A Prefeitura de Saquarema, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou uma ação de saúde bucal com os pacientes do Programa de Saúde Mental – CAPS e CAPS AD, em Bacaxá. O evento aconteceu em alusão ao Mês da Luta Antimanicomial, comemorado em maio. O Programa Municipal de Saúde Mental, em parceria com o Programa Municipal de Saúde Bucal e Nutrição estão a frente do trabalho denominado Dia D – Sorriso Feliz, que tem como foco a atenção à saúde bucal dos usuários da saúde mental.

Durante o Dia D, os assistidos pelo CAPS e CAPS AD puderam participar de atividades de alongamento, brincadeiras, dança, dinâmicas, karaokê, café da manhã, entrega de kits odontológicos, avaliação e orientação de higiene bucal, além de palestras de nutrição.

“Foi um dia de muita alegria e cuidados com a saúde. Essa parceria entre os setores da Secretaria Municipal de Saúde é importante para ampliarmos os cuidados básicos oferecidos aos nossos assistidos, que por muitas vezes, apresentam dificuldades para aceitar atendimentos médicos”, afirmou a Coordenadora do Programa de Saúde Mental, a psicóloga Lilian Fortunato.

Os Centros de Atenção Psicossocial – Caps caracterizam-se por um serviço de saúde de caráter aberto e comunitário, voltado aos atendimentos de pessoas com sofrimento psíquico ou transtorno mental grave, incluindo aquelas com necessidades decorrentes do uso de álcool, crack e outras substâncias, que se encontram em situações de crise ou em processos de reabilitação psicossocial. No local, atuam equipes multiprofissionais, que empregam diferentes intervenções e estratégias de acolhimento, como psicoterapia, seguimento clínico em psiquiatria, terapia ocupacional, reabilitação neuropsicológica, oficinas terapêuticas, medicação assistida, atendimentos familiares e domiciliares, entre outros.

Em Saquarema, a Prefeitura atua com duas unidades do CAPS, uma voltada para pessoas com sofrimento psíquico ou transtorno mental grave; e a segunda unidade, voltada para álcool e drogas (CAPS AD). Os atendimentos são realizados de segunda a sexta-feira, das 09 às 17 horas, na Rua Adolfo Bravo, números 28 e 77, em Bacaxá.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support