Na última sexta-feira, 27 de maio, todos os agentes da Guarda Ambiental de Saquarema iniciaram um curso de rapel voltado para ações táticas. Técnicas de resgate em altura, resgate em áreas remotas, em cachoeira e matas fechadas e ainda o resgate envolvendo animais e pessoas feridas fazem parte dos temas que serão abordados pela GS RAPEL, especialista no assunto, quinzenalmente, aos sábados, pelo período de três meses.

No primeiro dia de instrução, os alunos aprenderam a fazer diversos tipos de nós, técnicas para descida de aeronaves e ainda tiveram o “batismo”, na descida de 50 metros.

A Guarda Ambiental de Saquarema tem se profissionalizado para oferecer melhores serviços para o turista e para a população. “A Guarda Ambiental tem sido o braço da Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo, dando apoio aos eventos promovidos bem como às atividades referentes às trilhas do município. Diversos cursos foram frequentados pelos agentes, em várias áreas, e essa parceria com a GS RAPEL, que é uma importante empresa do ramo, era o que faltava para essa qualificação”, explica o Coordenador da Guarda Ambiental de Saquarema, Jefferson Pereira.

As providências quanto à qualificação dos agentes para resposta em situação de resgate foram aceleradas, após os incidentes decorrentes das fortes chuvas do mês de maio, nas áreas de serras do município, quando a Guarda trabalhou intensamente nos resgates de moradores. O aumento significativo do turismo, principalmente do segmento ecológico, é outro fator a clamar pela especialização dos agentes, para um atendimento cada vez melhor aos moradores e ao turista.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support