A Prefeitura de Saquarema​ recebeu, na tarde de ontem (27), mães e responsáveis do Grupo de Pais Eficientes de Saquarema. Eles foram recepcionados pela prefeita Manoela Peres e pelo secretário municipal de Educação, Antônio Peres, para uma reunião onde foram expostas as demandas e solicitações de pais e alunos.
O grupo foi criado, inicialmente, pela Betúvia de Lima Silva, tia de uma menina que possui TDHA (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade). Atualmente, 53 mães, pais e responsáveis se reúnem para buscar melhorias na qualidade de vida de 60 crianças atendidas. O grupo não é ligado a grupos políticos, entidades religiosas e demais instituições já existentes no município.
Durante a reunião, o grupo apresentou diversas solicitações, como ampliação das ofertas de atividades esportivas e oficinas, aumento do número de especialidades médicas, criação de vagas de empregos para pessoas com necessidades especiais, passe livre no sistema de transporte municipal e a disponibilização de professores capacitados para atender às crianças com necessidades especiais na rede municipal de educação.
Após a reunião, os pais e responsáveis ouviram da Prefeita Manoela Peres o compromisso da construção de um centro de atendimento intensivo que será construído no município para atendimento especializado a todas as síndromes (TDHA, autismo, mobilidade, por exemplo), além de hidroterapia, oficinas e atividades esportivas. Além disso, será dado início a criação de um convênio entre a Prefeitura de Saquarema e a Viação Rio Lagos, responsável pelo transporte municipal na cidade. Com isso, os alunos e seus acompanhantes terão o direito garantido de ir ao local de tratamento especializado.
Pela Secretaria Municipal de Educação, ficou acertada a contratação inicial de 22 Profissionais de Apoio ao Estudante com Deficiência (PAESD). Eles atuarão em conjunto com os professores regentes das classes, auxiliando o aluno com necessidades especiais no processo de aprendizagem e inclusão. O processo de contratação dos profissionais já está em andamento por meio de um processo seletivo realizado em 2017, conforme o Edital no link – https://tinyurl.com/yacmemu9
Para os próximos meses, serão realizadas outras reuniões com o Grupo de Pais Eficientes de Saquarema.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support