Pensar o crescimento e desenvolvimento da cidade de forma sustentável, ordenada e inclusiva. Estes foram alguns dos objetivos do Seminário Saquarema 2030, realizado pela Prefeitura Municipal nos dias 09, 10 e 11 de maio no espaço de eventos Vila Palace, no bairro Porto da Roça. Centenas de pessoas prestigiaram a conferência que marcou a mudança na visão de futuro sobre a cidade de Saquarema.

Durante os três dias, 103 palestrantes participaram da ação, sendo 49 da Prefeitura de Saquarema, que apresentaram projetos de 20 secretarias e do Instituto de Benefícios e Assistência dos Servidores Municipais, e 54 convidados que representaram 12 prefeituras da região, como Araruama, Iguaba Grande, Cabo Frio, Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Casimiro de Abreu, Niterói, São Gonçalo e Rio de Janeiro; 6 secretarias do Governo do Estado; 5 instituições de ensino superior; 5 instituições regionais e o ministério do trabalho.

“Eu estou encantada com o trabalho que está sendo feito em Saquarema. Acho que esta é uma forma de divulgar ainda mais todas as atividades, as ações que estão sendo feitas aqui na cidade”, afirmou Ane Apicelo, Secretária Adjunta de Mobilidade Urbana de Cabo Frio.

“Essa é uma oportunidade importante de divulgarmos ações que temos no Estado, de conhecer as experiências dos municípios. O evento foi muito bem estruturado e agradeço o convite, como também parabenizo a Prefeitura de Saquarema pela organização”, comentou Rafael Carvalho, representante da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão.

“A primeira edição do Saquarema 2030 foi um sucesso! Tivemos a participação de 595 participantes que puderam trocar experiências de sucesso aqui em Saquarema e nos municípios vizinhos. Eventos como este são muito importantes porque aprendemos e temos a oportunidade de ensinar. Com a troca de informações a população ganha com um serviço público mais ágil, eficiente, e que planeja a longo prazo cada ação ou projeto que será implementado na cidade”, comemorou a Prefeita Manoela Peres.

Juntamente com as palestras, uma exposição foi montada no salão superior com itens da cultura, artesanato, gastronomia e agricultura saquaremense. Com a participação da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Pesca, diversos alimentos cultivados e produzidos no Centro Demonstrativo da Produção Agrícola Municipal estavam expostos para a população. Já a Subsecretaria Municipal de Cultura esteve presente com o Saquarema das Artes, projeto cultural, artístico e socioeconômico que está revolucionando a cultura da cidade.

No espaço anexo voltado à Educação, o público presente pode conferir os equipamentos utilizados pela Secretaria Municipal de Educação nas escolas da rede municipal e no projeto Conexão do Futuro. Lousas digitais, impressoras 3D e computadores de última geração estavam disponíveis para exibição e realização de pequenos trabalhos.

O que é o Projeto Saquarema 2030?

Com compromisso para investir os valores dos royalties do petróleo de forma responsável, o programa Saquarema 2030 busca viabilizar a transição econômica sustentável da cidade até o final desta década em alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Isso significa que a Prefeitura, de forma integrada, está se comprometendo com uma visão de futuro para Saquarema em que os investimentos em planejamento, infraestrutura e assistência somam forças para tornar a cidade um território qualificado para o desenvolvimento de projetos e negócios que garantam a independência financeira dos royalties com foco na qualidade de vida e bem-estar da população local.

Como estratégia de gestão, o Saquarema 2030 atua como uma interface de alinhamento entre os projetos de todas as Secretarias de forma a gerar sinergia entre as áreas e prioridades, e como um espaço de qualificação da escuta das demandas e expectativas da população com o objetivo de fomentar o desenvolvimento de políticas públicas de qualidade, desenhadas a partir dos cidadãos de Saquarema.

Para garantir o alinhamento dos projetos em torno de objetivos concretos e alcançáveis, o Saquarema 2030 se divide em 5 eixos de atuação estipulados pela ONU, conhecidos popularmente como 5Ps: Pessoas, Prosperidade, Paz, Parcerias, Planeta.

O Saquarema 2030 é uma atualização do projeto Cidade Modelo, apresentado para a população em 2021. O Saquarema 2030 reflete o alinhamento da estratégia de gestão da cidade com o movimento internacional de alcance da Agenda 2030 da ONU a partir do compromisso da Prefeitura de alcançar o desenvolvimento sustentável de Saquarema a partir do uso responsável e estratégico dos royalties. O programa Saquarema 2030 é um desdobramento do PPA (Plano Plurianual) 2022-2025, que foi elaborado em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support